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O aluno e a produção do texto escrito: travessias. Uma análise de redações de 2º grau.

Este trabalho pretende avaliar um projeto semestral de curso de redação, aplicado à cinco classes da segunda série do segundo grau, noturno, de uma escola da rede estadual de ensino. a segunda série oferece a vantagem de contar com sujeitos que tiveram razoável experiência escolar, o que nos autorizou supor, pelo menos teoricamente, algum domínio da norma culta. Procurou-se destacar a organização lógica do texto dissertativo bem como as potencialidades expressivas do gênero descritivo e narrativo. A estruturação frasal e a tipologia discursiva foram objeto de atenção em algumas aulas destinadas a atividades de redação, incluindo-se aí leitura e análise de textos, exercícios de linguagem e produção escrita. A análise dos textos revelou que os alunos respondiam prontamente ao empenho do trabalho docente. Grande parte dos problemas textuais e frasais parecem originar-se da falta de domínio da modalidade escrita. As marcas do oral nos textos induzem a crer que talvez seja didaticamente mais produtivo partir das especificidades do oral para os componentes característicos do escrito no ensino de redação ou traçar um percurso dinâmico entre oral e escrito.

Nome do Autor: SATO, Nanami
Nome do Orientador: Maria Thereza Fraga Rocco
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1989
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:Ensino
Referência:

SATO, Nanami. O aluno e a produção do texto escrito: travessias. Uma análise de redações de alunos de 2º grau. São Paulo: PG em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 1989. 170p. (Dissertação de Mestrado).