Abec

Abec


     

Leitura crítica de prática pedagógica nas 1ª séries do 1º grau.

o estudo faz a leitura dos pressupostos teóricos de alguns professores regentes de classe na escola básica. fundamenta-se em concepções amplas do processo do conhecimento, enfatizando a função do método. com o objetivo de estudar a importância da atitude metoólógica para a organização do ensino, o método é visto em sua relação com os conteúdos desenvolvidos na escola e considerado como elemento da formação teórico-prática do professor. A constatação dos eventos da aula se desenvolveu nas classes de primeiras séries de primeiro grau em escolas públicas. As relações que se travam em sala de aula são vistas em suas dimensões de linguagem, conteúdo e metodologia. A análise procura focalizar a presença do método na maneira pela qual o professor articula os diversos momentos da sua ação. De modo geral, os resultados baseados em procedimentos de análise qualitativa, indicam que a metodologia do professor, por se incoerente, não parece contribuir para que ele e os alunos avancem no sentido da compreensão dos problemas atuais da realidade brasileira. chega-se à conclusão de que novos encaminhamentos podem ser tentados, com urgência, especialmente no que se refere à alfabetização da grande massa de filhos das classes populares.

Nome do Autor: SILVEIRA, Marly de Jesus
Nome do Orientador: Balina Bello Lima
Instituição: Universidade Federal Fluminense
Estado:
Ano Publicação: 1984
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:Ensino de primeiro grau
Referência: JESUS, SILVEIRA, Marly de. Leitura crítica de prática pedagógica nas 1ª séries do 1º grau.. 1984. Selecione tipo de trabalho... (Mestrado Acadêmico) - Universidade Federal Fluminense, , 1984.