Abec

Abec


     

Práticas de leitura numa ação alfabetizadora

Esta pesquisa tem como objetivo a apreensão do significado das práticas de leitura e escrita, visando à ação alfabetizadora. As observações foram realizadas numa turma de 1ª série da Escola Municipal Luiz Delfino, durante um período de 6 meses, sendo levadas em conta as práticas de leitura desenvolvidas também no âmbito familiar. Neste estudo, a autora busca realizar uma etnografia das práticas de leitura e escrita de alunos oriundos da camada popular, e da professora que os acompanhava. Após tratar da disposição social e física da sala de aula, a autora propõe comentar práticas de leituras e escrita, presenciadas em 4 momentos distintos. O primeiro deles procura estabelecer um contraste entre as práticas leitoras da professora da classe e as dos alunos da turma em questão (104). O segundo momento apresenta a variedade de textos utilizados em sala de aula e suas peculiaridades. No terceiro momento, a autora destaca as atividades e os aspectos que considerou mais significativos no trabalho da docente. No último momento, há a classificação e a análise das práticas de leitura e escrita propriamente ditas, observadas na turma 104. De uma forma geral, todas as falas contidas neste estudo provenientes dos alunos da turma 104, sugerem uma habilidade de leitura restrita, na qual o processo de decodificação da língua escrita em língua oral aparece bem marcado. A autora conclui ressaltando alguns aspectos relativos à turma 104 e à ação alfabetizadora da professora. Da primeira, destaca a construção social da sua imagem e a importância da leitura na vida dos alunos. Da segunda, enfatiza a utilização dos mais variados textos em sala de aula e a valorização da oralidade como forma de expressão e pensamento.

Nome do Autor: Ana Maria S. Pires e Albuquerque
Nome do Orientador: Tania Dauster
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Estado:Rio de Janeiro
Ano Publicação: 1998
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: ALBUQUERQUE, Ana Maria S. Pires e. Práticas de leitura numa ação alfabetizadora. 1998. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1998.