Abec

Abec


     

Os sentidos em movimento comunicação, linguagem e escola.

A realização deste estudo está assentada no reconhecimento da exstência de um espaço que continua tendo papel fundamental nos processos educativos formais: a sala de aula. E isto com as implicações éticas, afetivas e intelectuais que marcam as relações entre professores e alunos. O trabalho optou-se por um procedimento teórico e metodológico que escolheu acampanhar através dos movimentos dos sentidos as possíveis tessituras linguagem / comunicação / educação. Para a elaboração deste trabalho foi realizada uma pesquisa de campo, desenvolvida em dois momentos e concluída, respectivamente, em 1994 e 1997. Na primeira etapa, buscou-se verificar como os alunos de terceira, quinta, sétima e oitava série de escolas públicas da cidade de São Paulo estavam se relacionando com os veículos de comunicação e as novas tecnologias. No momento sobsequente, realizou-se atividade similares com os professores e da qual se tratará em detalhe no capítulo IV.

Nome do Autor: CITELLI, Adilson Odair
Nome do Orientador: Maria Aparecida Baccega
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1998
Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes
Grau do Trabalho: Tese de Livre Docência
Área:
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência:

CITELLI, Adilson Odair. Os sentidos em movimento comunicação, linguagem e escola. São Paulo: PG em Artes, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 1998. 234p. (Tese de Livre Docência).