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A formação do leitor e o leitor em formação: um estudo qualitativo das leituras de professorandas.

Estudo sobre a prática de leitura na escola de formação de professores. O trabalho teve como objetivo analisar as relações entre o aluno e a leitura, verificando qual a ação da escola na educação-leitora da professoranda. Iniciou-se o trabalho expondo a importância da leitura, apontando a escola como uma das instituições em que se desenvolve a prática social da leitura. Mostrou-se a crise da leitura na escola e a responsabilidade do curso de formação de professores face a esta realidade. Confirmou-se a escassez de bibliografia sobre leitura na escola normal e optou-se por apresentar, também, trabalhos a nível de 2º grau. Teorizou-se sobre linguagem e conhecimento para se fundamentar a prática social da leitura escolarizada. Para encaminhamento da pesquisa propôs-se abordagem qualitativa seguindo-se modelo de estudo de caso. As informantes são 241 alunas que no ano de 1988 cursavam o 3º ano de uma escola de formação do professores da rede oficial do Estado do Rio de Janeiro, distribuídas em 7 turmas, e participaram de questionário dividido em 2 partes: parte I (anexo I), respondido por 188 alunas, e parte II (anexo II), por 78 professorandas. O instrumento foi aplicado em sala de aula e envolveu aspectos sociais, econômicos e acadêmicos e a sua validação foi feita em alunas de 3ª série do curso de formação de professores de uma escola particular. Para a análise do conteúdo foram utilizadas 3 categorias: a) formação do leitor; b) leitura escolarizada, subdividida em leitura informativa e leitura extensiva; c) leitura voluntária. Com base nos depoimentos das professoras, foi possível refazer a história da leitura contada por quem viveu a experiência: começa com a caracterização da aluna, indicando suas atividades de eleição e, segindo-se, a contextualização da prática da leitura, demonstrando-se através dos relatos as dificuldades e facilidades de leitura e de acesso ao livro oferecido pela escola. O resultado da análise revelou: a) a ação da leitura desenvolvida na escola não parece contribuir para a formação do leitor porque são poucas as atividades exploradas que conseguem despertar o interesse da professoranda, predominando uma prática coersiva que afasta o aluno da leitura; b) a prática social da leitura vem sendo produzida na escola em condições que se supõe não facilitam o seu desenvolvimento; c) a leitura ocupa posição acessória entre as atividades escolhidas livremente pelas alunas, não se incluindo entre as formas preferidas de entreterimento. Apresentam-se, ao final, sugestões de estudos visando a aprofundar, dar continuidade ou, ainda, maior abrangência Às questões levantadas no presente trabalho.

Nome do Autor: TORELLY, Helena Bezerra
Nome do Orientador: Lílian de Aragão Bastos do Valle
Instituição: Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Estado:
Ano Publicação: 1989
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência:

TORELLY, Helena Bezerra. A formação do leitor e o leitor em formação: um estudo qualitativo das leituras de professorandas. Rio de Janeiro: PG em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 1989. 279p. (Dissertação de Mestrado).