Abec

Abec


     

Os valores na formação do professor.

O trabalho tem como foco principal a problemática dos valores na Educação, em especial, na formação do professor. Parte do pressuposto de que os valores presentes na sociedade indicam os fins da Educação e permeiam toda a filosofia da educação. A partir de estudos, pesquisas, relatórios de encontros sobre formação do professor, o trabalho busca fundamentação teóricaem estudos axiológicos, considerando que a melhoria da qualidade do ensino de 1ª a 4ª série deve iniciar pela atualização dos valores e da filosofia dos cursos de formação de professores. Isto se concretiza ao final da tese, quando da elaboração de uma proposta curricular completa para um novo curso de magistério em 4 séries, cuja linha mestra é EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO, o que inclui a dimensão social, política e trabalhista da profissão Magistério. A filosofia da proposta está baseada nos estudos sobre valores feitos nos capítulos iniciais, e dá ênfase à formação pedagógica. Além da filosofia, constam da proposta os objetivos do curso, as linhas básicas de ação didático-pedagógica, a metodologia, a avaliação e a grade curricular. São feitas considerações sobre educação geral e formação especial, proposição para estágio supervisionado e prática de ensino, definindo, ainda, a terminalidade do curso. A proposta destina-se à sua implantação, em caráter experimental, no Instituto de Educação do Paraná.

Nome do Autor: VAINE, Maria Cecília Busnardo
Nome do Orientador:
Instituição: Universidade Federal do Paraná
Estado:
Ano Publicação: 1987
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: BUSNARDO, VAINE, Maria Cecília. Os valores na formação do professor.. 1987. Selecione tipo de trabalho... (Mestrado Acadêmico) - Universidade Federal do Paraná, , 1987.