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Ideologia e a prática pedagógica escolar.

A prática pedagógica e o objeto central da investigação. No capítulo I está presente a questão teórica do lugar das práticas escolares no processo de veiculação e inculcação ideológicas. O capítulo II trata especificamente da opção metodológica. Nos três capítulos subsequentes ocorre uma descrição pormenorizada do universo das práticas escolares, destacando, respectivamente, o espaço da pesquisa, os agentes que tecem a trama do dia-a-dia dos nossos estudantes, a dinâmica do quotidiano da escola e alguns aspectos privilegiados da vida escolar, que a maioria das pesquisas tende a sequer levar em consideração. Através da opção metodológica, que envolve a apresentação, em estilo etnográfico, dos dados recolhidos no campo, está presente o objetivo de, em primeiro lugar, contextualizar o trabalho de interpretaçãode textos, que constitue o problema essencial envolvido na pesquisa. No entanto, ela almeja também proporcionar ao leitor da coerência da argumentação e das conclusões da pesquisa com os próprios dados de onde são tirados. No capítulo VI aprofunda-se mais as questões jã esboçadas nos capítulos descritivos e delineia finalmente os mecanismos através dos quais se produz a eficácia própria da ideologia no âmbito das práticas escolares. Finalmente, na última parte, chamada de conclusão, tentou-se avançar um pouco mais, buscando o desenvolvimento de uma nova prática pedagógica voltada para os interesses das camadas menos favoracidas que desde o início orientou a própria escolha do tema de investigação.

Nome do Autor: VERÇOSA, Elcio de Gusmão
Nome do Orientador: Maria Lucia Montes
Instituição: Universidade Federal de Pernambuco
Estado:
Ano Publicação: 1985
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:Ensino
Referência:

VERÇOSA, Elcio de Gusmão. Ideologia e a prática pedagógica escolar. Recife: PG em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, 1985. 288p. (Dissertação de Mestrado).