Abec

Abec


     

Metodologia da redação para alunos que não gostam de ler nem de escrever.

O presente estudo constitui-se numa avaliação; a) dos efeitos de um programa de preparação para a linguagem escrita sobre o redimento em redação, em termos de encadeamento de idéias, enriquecimento do vocabulário e correção gramatical; e b) do impacto desse programa sobre o ambiente escolar. Particiapram da pesquisa 31 amlunos, dos quais sete repetentes, de uma turma mista de 4ª série, de nível sócio-econômico desfavorecido, com idades entre 9 e 15 anos, matriculados em 1981, na Escola Jockey Club Brasileiro, deste Município. O estudo foi realizado no período de quatro meses, com início nos primeiros dias do ano letivo de 1981. A comparação dos resultados do pré-teste e do pós-teste mostrou que houve efeitos positivos do programa sobre o redimento em redação, no que diz respeito ao encadeamento de idéias, ao enriquecimento do vocabulário e à correção gramatical.

Nome do Autor: VIEIRA, Maria Divanete
Nome do Orientador: Nelma de Abreu e Lima Feres
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Estado:
Ano Publicação: 1982
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:Alfabetização
Referência: DIVANETE, VIEIRA, Maria. Metodologia da redação para alunos que não gostam de ler nem de escrever.. 1982. Selecione tipo de trabalho... (Mestrado Acadêmico) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, , 1982.