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O ensino da leitura e da escrita o imaginario republicano - 1890-1920

A dissertação tem por objetivo analisar como foi organizado e concebido o ensino de leitura e escrita, em São Paulo, no período pós-proclamação da República no Brasil  (1890-1920). A partir de uma incursão na literatura especializada de época, apresenta um efervescente debate acerca dos métodos de ensino de leitura e escrita. Este debate, desenvolve-se entre defensores do método analítico pela sentenciação, defensores do método analítico pela palavração, defensores do método sintético pela soletração e defensores do método sintético pela solabação. Além disso, apresenta quais os argumentos que, trazidos da marcante contribuição da ciência psicológica, justificaram, após o debate entre os defensores dos diferentes métodos, a escolha oficial do método analítico como o método mais adequado para encaminhar a formação republicana, determinada pela Diretoria Geral da Instrução Pública. A dissertação apresenta também, o exame de uma possível correlação entre as disputas metodológicas acerca do ensino de leitura e escrita e as disputas ideológicas acerca dos diferentes projetos de construção da República. com uma breve exposição dos projetos jacobinista, leberal e positivista, demonstra a predominância da vertente positivista na produção das teses de que a Répública para constituir-se como regime necessita de cidadãos leitores; que ao ensino da leitura e escrita deve estar agregado um ensino moral e cívico capaz de formar o cidadão com uma mentalidade, uma certa moralidade, um certo corpo de condutas compatíveis com a vida republicana; e que o método capaz de melhor formar o cidadão republicano é o método analítico para o ensino da leitura e escrita.

Nome do Autor: Silvia Aparecida Santos de Carvalho
Nome do Orientador: Mirian Jorge Warde
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1998
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: CARVALHO, Silvia Aparecida Santos de. O ensino da leitura e da escrita o imaginario republicano - 1890-1920. 1998. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1998.