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As crianças de baixo nível sócio-econômico e os métodos de alfabetização

Com o objetivo de identificar qual o método de alfabetização mais adequado para crianças de baixo nível sócio-econômico, a pesquisadora, no quadro referencial dos estudos sobre relações entre linguagem e pensamento, e entre desempenho lingüístico, origem social e desempenho escolar, busca verificar, em crianças das 4ªs. séries do 1º grau, os "efeitos tardios", no desempenho escolar em linguagem, dos métodos pelos quais tinham sido alfabetizadas, no 1º ano: silábico, global ou misto. Foram considerados os seguintes indicadores de desempenho em linguagem: conhecimento de ortografia, capacidade de compreensão de texto lido, habilidade em redação, conhecimento dos sinais de pontuação, habilidade de leitura em voz alta e notas em Linguagem atribuídas pelas professoras. A amostra foi constituída de 191 alunos de baixo (92) e alto (99) nível sócio-econômico. Os resultados evidenciaram que: para crianças de alto nível sócio-econômico, o método de alfabetização é irrelevante; para crianças de baixo nível sócio-econômico, o método silábico revelou-se o mais ineficaz, e o método global, o mais adequado.

Nome do Autor: Dair Aily Franco de Camargo
Nome do Orientador:
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1984
Curso: Livre-Docência em Didática Geral
Grau do Trabalho: Tese de Livre Docência
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicologia Genética
Assunto:Método
Referência: CAMARGO, Dair Aily Franco de. As crianças de baixo nível sócio-econômico e os métodos de alfabetização. 1984. Tese de Livre Docência (Livre-Docência em Didática Geral) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1984.