Abec

Abec


     

Supervisão e alfabetização: novas concepções para uma nova prática

Este trabalho objetivou discutir a possível articulação de práticas e concepções alternativas da supervisão escolar com práticas e concepções alternativas de alfabetização, no âmbito de um conjunto de escolas de uma delegacia de ensino da cidade de Garça (SP); de modo que, através da pesquisa - ação, novos conhecimentos e novas práticas fossem imediatamente apreendidos pelos sujeitos e colocados em ação a serviço da clientela escolar. Foram sujeitos desse estudo o pesquisador/supervisor, dois assistentes pedagógicos e um conjunto de professores-alfabetizadores. O processo de investigação constituiu-se em reuniões, que ocorriam a cada 15 dias no período de dois anos (1989 - 1991), consulta a materiais produzidos pelos professores e alunos, que eram analisados, compreendidos e posteriormente discutidos com os componentes do grupo. Foi acompanhada, durante os dois anos de pesquisa, a evolução de uma criança no processo de alfabetização, objetivando investigar questões relativas à assimilação das convenções ortográficas. Ao elaborar as conclusões de seu trabalho, o autor discute pontos, como o desinteresse pelos encontros por parte dos professores, alegando que aqueles foram sendo institucionalizados, adquirindo um tom de obrigatoriedade. Os professores se preocupavam mais com o como fazer do que com o diálogo e as discussões. O autor considera, ainda, que a qualidade da alfabetização, em termos de significado e função da língua escrita, parece ter sido alcançada. O autor aponta para o fato de que o uso de materiais diversificados e de vários portadores de escrita possibilitam uma alfabetização mais eficaz.

Nome do Autor: Dagoberto Buim Arena
Nome do Orientador: Celestino Alves da Silva Junior
Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1991
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: ARENA, Dagoberto Buim. Supervisão e alfabetização: novas concepções para uma nova prática. 1991. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, São Paulo, 1991.