Abec

Abec


     

Uma an√°lise da pr√°tica pedag√≥gica desenvolvida na 1¬™ s√©rie do 1¬ļ grau.

A pesquisa pretendeu analisar o desenvolvimento da prática pedagógica em turmas de 1ª série, em uma escola cuja divisão de turmas indicava uma separação entre grupos sócio-econômicos alto, médio e baixo. Foi feita uma análise comparativa das duas turmas que representavam os grupos extremos (alto e baixo), buscando-se identificar: as características sócio-econômicas das duas turmas; as características da prática pedagógica desenvolvida em cada turma; as características da relação professor-aluno, em cada turma. A pesquisa teve caráter exploratório-descritivo, e foram utilizadas: análise da documentação da escola, observação não sistemática, entrevistas informais. Os resultados mostraram diferenças marcantes na prática pedagógica desenvolvida em uma e outra turma, nas relações professor-aluno, nas expectativas das professoras em relação ao desempenho dos alunos, constatando-se a discriminação da turma de nível sócio-econômico baixo.

Ano Publicação: 1984
Grau Do Trabalho: Dissertação de Mestrado
√Ārea: Educa√ß√£o
Tema: Educação
Natureza Do Texto:Pesquisa: Estudo Comparativo
Referencial Teórico: Pedagogia
Ideário Pedagógico: Pedagogia Progressista
Assunto:Determinantes de Resultados
Referência:

ESCOTTO, Amélia. Uma análise da prática pedagógica desenvolvida na 1ª série do 1º grau. Rio de Janeiro: PG em Educação, Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 1984. 121p. (Dissertação de Mestrado).