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Contribuição dos cursos de formação de 2º e 3º graus das escolas públicas da cidade de Pelotas para prática docente dos alfabetizadores

CASALINHO, Maria Tavares. Contribuição dos cursos de formação de 2º e 3º graus das escolas públicas da cidade de Pelotas para a prática docente dos alfabetizadores. Rio Grande do Sul: PG em Educação, PUC/RS, 1990, 303 p. (DM). ORIENTADOR: Maria Emília Amaral Engers ASSUNTO: Formação do alfabetizador NATUREZA: Pesquisa de Descrição- Verificação: Estudo de Caso (abordagem etnográfica). REFERENCIAL TEÓRICO: Pedagogia IDEÁRIO PEDAGÓGICO: Pedagogia Libertadora/Pedagogia Progressista. RESUMO: Este estudo se propõe a verificar qual a contribuição dos cursos de magistério de 2º e 3º graus, da cidade de Pelotas/RS, para a formação do professor-alfabetizador na percepção de egressos e concluintes. Além disso, buscou-se detectar, pela análise das práticas pedagógicas dos recém formados, as evidências de avanços com relação a competência e definir indicadores para um aperfeiçoamento mais efetivo dos cursos de formação de professores. Diante desses propósitos, optou-se por uma metodologia de trabalho caracterizada como pesquisa qualitativa, de caráter etnográfico. A amostra foi constituída por 21 sujeitos, sendo 7 concluintes da habilitação de 1ª a 4ª série do curso de Pedagogia, 7 concluintes da habilitação magistério de 2º grau e 7 professores alfabetizadores (todos do sexo feminino). O critério de seleção dos sujeitos foi o de serem concluintes dos referidos cursos; quanto aos egressos, deveriam estar atuando na 1ª série, há pelo menos dois anos. Nesse sentido, a amostra foi selecionada intencionalmente. O trabalho de campo ocorreu no período de agosto de 1988 a julho de 1989, compreendendo a realização de entrevistas e observações, junto às concluintes e egressas de 2º e 3º graus. O estudo revelou, de maneira geral, a ausência de intencionalidade, direção e projeto formativo nos cursos de magistério, reforçando, pois, um ensino tradicional e formativo, acompanhado de uma dicotomia entre teoria e prática explícita nos currículos; o que acarreta um distanciamento da realidade das séries iniciais do 1º grau. Entretanto, a autora destacou que os cursos de magistério poderão trazer contribuições significativas para os professores alfabetizadores desde que: empreendem um projeto formativo, assumido coletivamente; priorizem a área de alfabetização; interrelacionem teoria e prática desde o início do curso; integrem as diferentes áreas do conhecimento e articulem as diferentes instâncias de formação.

Nome do Autor: Maria Tavares Casalinho
Nome do Orientador: Maria Emília Amaral Engers
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Estado:Rio Grande do Sul
Ano Publicação: 1990
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: CASALINHO, Maria Tavares. Contribuição dos cursos de formação de 2º e 3º graus das escolas públicas da cidade de Pelotas para prática docente dos alfabetizadores. 1990. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 1990.