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Alfabetização do deficiente auditivo: estudo sobre aplicação de abordagem analítica.

O objetivo deste trabalho foi descrever, analisar e discutir a aplicação do processo analítico na alfabetização de deficientes auditivos e analisar e discutir as incorreções ortográficas cometidas por deficientes auditivos profundos a ele submetidos. Foram estudadas 3 crianças com deficiência auditiva profunda, em processo de alfabetização, com idade de 8 anos. Para descrição e análise do processo de alfabetização, foi criado um material específico (12 unidades didáticas); os planejamentos e os relatórios de avaliação, elaborados pelos professores das classes freqüentadas pelos sujeitos; em levantamento e análise dos erros ortográficos cometidos durante o processo. Os resultados mostraram que o processo analítico permitiu o domínio do código escrito pelos sujeitos, em 7 semestres letivos, assim como não ensejou a ocorrência de erros disortográficos em grande número. Os erros mais comuns são apontados e analisados. Comentários e sugestões para aprimoramento do processo foram, também, apontados e analisados.

Nome do Autor: BUENO, José Geraldo Silveira
Nome do Orientador: Mauro Spinelli
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1982
Curso: PG em Distúrbios da Comunicação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Distúrbios da Comunicação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Pedagogia
Assunto:Método
Referência:

BUENO, José Geraldo Silveira. Alfabetização do deficiente auditivo: estudo sobre aplicação de abordagem analítica. São Paulo: PG em Distúrbios da Comunicação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1982. 167p. (Dissertação de Mestrado).