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Amapa : o estudo de uma trajetoria para a construcao de uma politica de alfabetização.

Este trabalho tem um compromisso: resgatar uma história no contexto-educacional do Amapá. O fio condutor é a problemática da alfabetização: desde uma sala de aula de uma escola particular em uma vila fechada à ação ampla de uma Comissão quese propôs a buscar as bases para uma política de alfabetização para o Estado. Nesse processo, vários caminhos foram percorridos: do trabalho de supervisão nas escolas da rede pública e particular aos cursos de formação no 2º e 3º graus. Muitas dificuldades foram enfrentadas desde adaptação a um novo contexto à relação com sistemas de ensino diferenciados e à busca decondições para superação dos próprios limites. A teoria que fundamenta o trabalho é uma teoria em construção na medida em que revê aspectos das teorias de alfabetização já consolidadas e anuncia um novo paradigma teórico: o interdisciplinar. Trata-se de uma construção a partir de uma proposta coletiva de ação revendo uma experiência profissional, onde as caracfterísticas da interdisciplinaridade se evidenciam. A partir do resgate de uma prática vivida foi possível captar a possibilidade de se articular produtivamente os diferentes gestores da educação responsáveis pela questão da alfabetização.

Nome do Autor: Geralda Terezinha Ramos
Nome do Orientador: Ivani Catarina Arantes Fazenda
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1993
Curso: Programa de Pós-Graduação em Superv. e Currículo
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: RAMOS, Geralda Terezinha. Amapa : o estudo de uma trajetoria para a construcao de uma politica de alfabetização. 1993. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Superv. e Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1993.