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Ciclo básico de alfabetização nas escolas estaduais da cidade de São Paulo: um estudo em quatro escolas

RESUMO: A pesquisa tem como tema central o Ciclo Básico de Alfabetização (CBA) instituído em 1983 nas escolas da rede estadual de ensino de São Paulo, integrando as 1ª e 2ª séries do 1º grau, com o objetivo de reduzir os índices de retenção e evasão no processo de alfabetização. O trabalho objetivou: verificar de que forma estava sendo implementada a proposta; o nível de aceitação de professores e especialistas em relação ao CBA; os fatores que levavam esses profissionais a aderir ou não à proposta; e levantar que providências estavam sendo tomadas pela Secretaria da Educação de São Paulo para a eficácia de sua implementação. O estudo foi realizado em quatro escolas, no período de 1988 a 1989, sendo que duas escolas apresentavam evidência de adesão ao CBA e as outras duas manifestavam rejeição à iniciativa. O trabalho de campo consistiu em 52 entrevistas realizadas nas escolas com professores, coordenadores do CBA e diretores; nas Delegacias de Ensino, com os supervisores responsáveis por cada uma das unidades escolares incluídas na pesquisa; na Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas, com dois elementos do Ciclo Básico e com um membro da Associação dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo. Outros procedimentos também foram utilizados como observações do cotidiano escolar e de aulas; aplicação de um instrumento de avaliação em alunos que concluíam o CBA (avaliação da área de Língua Portuguesa incluindo um texto de leitura com questões para verificar a compreensão, uma produção escrita baseada em tema ou desenho e de algumas questões elementares de gramática, ditado de orações e palavras). A análise dos dados permitiu inferir que os educadores entrevistados não tinham uma compreensão adequada da proposta do CBA, tanto nos seus aspectos pedagógicos, quanto ao seu significado político e social. Segundo a autora, essa incompreensão era resultante do desconhecimento da proposta, da ausência de uma reflexão sistemática sobre a prática pedagógica, bem como da falta de formação teórica que possibilitasse uma ação didática mais consistente. E foi constatada, por conseguinte, a ausência de uma atuação efetiva da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo na consolidação dessa mudança. Nesse sentido, a autora chama a atenção para a necessidade de se extrapolar os muros escolares e envolver pais, as comunidades que usufruem da escola e os setores organizados da sociedade nessa discussão.

Nome do Autor: Zoraide Ines Faustinoni da Silva
Nome do Orientador: Bernardete Angelina Gatti
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1990
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: SILVA, Zoraide Ines Faustinoni da. Ciclo básico de alfabetização nas escolas estaduais da cidade de São Paulo: um estudo em quatro escolas. 1990. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1990.