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A prática do professor alfabetizador: algumas considerações.

A pesquisa teve como objetivo, repensar o processo de alfabetização tendo como figura central deste processo o aluno; é uma pesquisa de caráter exploratório, voltada para o cotidiano da sala de aula. O trabalho foi dividido em três capítulos: no primeiro, a autora faz um levantamento da fundamentação teórica sobre a escrita, a leitura, a metodologia e os métodos de alfabetização; no segundo descreve o estudo exploratório , as propostas mais recentes para as séries iniciais e alguns elementos para a comparação dos diferentes resultados; e no terceiro, as considerações finais, onde apresenta as implicações da metodologia utilizada, a prática cotidiana e os resultados obtidos no processo de alfabetização. O acompanhamento do processo de alfabetização se deu em duas classes distintas da 1ª série do primeiro grau, onde os alunos estavam no início do processo de alfabetização, na cidade de São Paulo. Uma das classes era da rede particular de ensino - Escola Basílo - e a outra da rede pública estadual - Escola Alencar . As observações foram feitas durante o primeiro semestre letivo de 1993 e no início do mês de agosto. Para tal foram usadas as seguintes técnicas: levantamento de dados e entrevistas com alunos, pais, professores e equipe técnica escolar. As característica cognitivas dos alunos foram analisadas, a partir dos seguintes tópicos: iniciar o raciocínio, compreensão e repetição do raciocínio, respostas factuais diretas, emoção e imaginação, socialização dos alunos. No desenvolvimento do estudo, o processo de alfabetização foi acompanhado pela observação de aulas, do material dos alunos, da participação dos alunos, e do desenvolvimento ao longo do estudo (teste inicial e final). Em relação aos professores, verificou-se a partir das entrevistas a formação e a experiência, as justificativas para o material adotado e a autonomia para o trabalho em classe. Sendo feito posteriormente uma comparação entre as duas classes observadas, a partir de anotações do maior número de detalhes transcorridos em situações de sala e fora dela. Na escola Alencar, o professor demonstrou uma prática repetitiva, e mesmo não havendo um aproveitamento significativo dos alunos, continua repetindo as mesmas atividades, justificando o não aproveitamento, a causas externas à sala de aula. Na escola Basílio, a prática, mostrou - se mais diversificada, verificando - se uma preocupação constante do professor em saber se as crianças estão acompanhando as explicações e as atividades propostas. O resultado da aprendizagem mostrou-se mais significativo que o da escola Alencar. A autora conclui o seu trabalho enfatizando que, a eficácia do processo educativo, principalmente em turmas de 1ª série, centra-se no professor: seus conhecimentos, paciência, tolerância, procura de atualização, flexibilidade em relação a valores, novas aprendizagens suas habilidades e suas atitudes em relação ao aluno a quem deve motivar. Partindo sempre do diálogo, procurando mediar, entre um sistema afetivo, que é a família, e um sistema instrucional, que é o sistema escolar.

Nome do Autor: Cleomar Azevedo
Nome do Orientador: Helena Coharik Chamlian
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1994
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: AZEVEDO, Cleomar. A prática do professor alfabetizador: algumas considerações. 1994. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1994.