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A influência dos programas de

A pesquisa visou verificar o rendimento escolar, em 1976, na 1ª série do ensino de 1º grau, de alunos de nível socioeconômico baixo que tinham participado de um programa de educação compensatória ("Programa Pré-escolar Imediato"), implantado na rede oficial de ensino do Distrito Federal, durante o ano de 1975. O programa tinha como objetivo oferecer às crianças oportunidades de aceleração de seu desenvolvimento bio-psico-social e dotá-las de prontidão para a alfabetização; foi utilizada a metodologia de unidades de trabalho por centros de interesse, enriquecida, em alguns grupos, com tele-educação, esta centrada no programa Vila Sésamo; além disso, todas as crianças receberam complementação alimentar de 700 calorias, assistência médica e odontológica. Foram sujeitos da pesquisa 216 alunos divididos em dois grupos: controle, constituído de 72 alunos que não tinham participado do programa de educação compensatória, e experimental, constituído de 144 alunos que tinham participado do programa de "educação compensatória", divididos em dois subgrupos, um dos quais tinha tido a televisão como recurso didático complementar. Os dois grupos se equiparavam quanto à faixa etária, nível sócio-econômico, distribuição por sexo, método de alfabetização (silábico, com o uso da cartilha "Caminho Feliz"), experiência dos professores com classe de alfabetização, e suplementação nutricional (merenda escolar diária de 350 calorias). Os dados para a constituição das amostras foram coletados através de instrumentos preenchidos pelos professores; os dados sobre o rendimento escolar dos alunos foram obtidos através da aplicação, no final do ano letivo, de um Teste Diagnóstico da 1ª série, utilizado pela rede oficial de ensino do Distrito Federal para avaliar o domínio, por parte das crianças, dos objetivos terminais fixados em sua proposta curricular para o ensino de 1º grau - 1ª série. A autora concluiu que as crianças que tinham sido atendidas pelo programa de educação compensatória tiveram maior rendimento escolar do que os alunos que não tinham freqüentado o programa; os alunos cuja renda familiar se situava entre mais de um salário mínimo e dois salários mínimos apresentaram médias significativamente superiores às médias obtidas pelos alunos pertencentes a famílias de renda entre zero a um salário mínimo; as meninas revelaram melhor rendimento que os meninos; não houve diferenças significativas entre as médias obtidas pelos alunos do grupo experimental atendidos com recurso da televisão e os que não tiveram esse recurso de apoio; os alunos do grupo experimental apresentaram maior ou menor rendimento em função da maior ou menor experiência dos seus professores com classe de alfabetização e com o método utilizado.

Nome do Autor: BAIOCCHI, Josephina Desounet
Nome do Orientador: Jácira da Silva Câmara
Instituição: Universidade de Brasília
Estado:
Ano Publicação: 1977
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Pedagogia
Assunto:Determinantes de Resultados
Referência:

BAIOCCHI, Josephina Desounet. A influência dos programas de "educação compensatória" no decréscimo das taxas de retenção na 1ª série do ensino de 1º grau no DF, Brasília. Brasília: PG em Educação, Universidade de Brasília, 1977. 99p. (Dissertação de Mestrado).