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Aquisição experimental de possíveis otimizáveis.

A dissertação trata de um estudo sobre a aquisição experimental dos possíveis otimizáveis. Tendo como objetivo verificar até qe ponto a manipulação de material desencadeia o possível dedutível nos sujeitos submetidos a uma intervenção por meio do conflito cognitivo. Além disso, procuram averiguar se a aprendizagem experimental de um possível atimizável afeta a criança a nível de possível por combinações livres. Este estudo apresenta uma abordagem sobre a teoria psicogenética de Piaget, o processo de aprendizagem segundo o construtivismo e a evolução dos possíveis, sendo construtivismo o norte de todo o trabalho, durante os experimentos. A pesquisa de campo realizou-se por meio de instrumentos/provas sobre o "possível" envolvendo 33 crianças de 5 a 6.8 anos de idade. As provas desenvolvidas foram "do possível dedutível" e "as posições possíveis de três dados sobre um suporte", sendo a primeira utilizada para o processo de intervenção pelo conflito cognitivo. O desenvolvimento das provas sobre os possíveis e a utilização da técnica do conflito cognitivo demonstraram nos resultados o desencadear do processo de aprendizagem na maioria dos sujeitos envolvidos no grupo experimental que passaram a apresentar co-possíveis otimizando suas ações.

Nome do Autor: COSTA, Circe Colleone
Nome do Orientador: Firmino Fernandes Sisto
Instituição: Universidade Estadual de Campinas
Estado:
Ano Publicação: 1995
Curso: Pós-graduação em Psicologia da Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: COSTA, Circe Colleone*. Aquisição experimental de possíveis otimizáveis.. Campinas: PG em Psicologia da Educação, Universidade Estadual de Campinas, 1995. (Dissertação de Mestrado).