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Estudo da passagem da etapa pré-alfabética para a alfabética, em crianças de 1ª série.

O estudo objetivou investigar, no decorrer do processo de alfabetização formal, a passagem da etapa pré-alfabética para a alfabética, focalizando a forma como o aluno desenvolve a habilidade analítico-sintética nas atividades com a língua escrita e o emprego de estratégias diferenciais para a leitura e escrita. Foram sujeitos da pesquisa 23 crianças que cursavam, pela primeira vez, a 1ª série numa escola estadual de cidade do interior do Estado de São Paulo. As crianças foram entrevistadas individualmente em seis etapas durante o período letivo (1987), com um intervalo de, em média, 2 meses entre cada etapa. Em cada entrevista, a criança foi submetida a 15 tarefas que procuravam avaliar, além de sua própria produção: sua compreensão quanto à correspondência fala/escrita; sua noção de linguagem escrita como representação da dimensão sonora; sua habilidade de efetuar operações de análise e de síntese. A descrição e análise dos resultados foram feitas agrupando-se as crianças conforme o ritmo de progressão quanto à aquisição do conhecimento da linguagem escrita: crianças que apresentaram pouca progressão; que apresentaram progressão rápida; que apresentaram progressão muito rápida e crianças quase alfabetizadas. Constatou-se que: a habilidade analítico-sintética solicita da criança que ela passe a entender o significante independente do significado, e que tenha sua atenção voltada para aspectos fonológicos da palavra; a criança utiliza estratégias diferentes para leitura e escrita: a leitura é feita de forma global enquanto que na escrita são utilizadas estratégias analítico-fonológicas; as dificuldades com a escrita podem ser minimizadas com a ajuda de configurações gráficas; as noções metalingüísticas auxiliam, de forma geral, a criança no trabalho analítico-sintético. Concluiu-se, ainda, que a habilidade analítico-sintética trabalha com determinadas funções psicológicas de forma integrada e permite à criança o desenvolvimento intelectual de funções psicológicas superiores.

Nome do Autor: MARTINCOWSKI, Terezinha Maia
Nome do Orientador: Elizabeth Tunes
Instituição: Universidade Federal de São Carlos
Estado:
Ano Publicação: 1989
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicolingüistica
Assunto:Sist. Fonológico / Sist. Ortográfico
Referência:

MARTINCOWSKI, Terezinha Maia. Estudo da passagem da etapa pré-alfabética para a alfabética, em crianças de 1ª série. São Carlos: PG em Educação, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, 1989. 134p. (Dissertação de Mestrado).