Abec

Abec


     

A criança e a psicanálise: uma re-leitura da dislexia-disortografia

A pesquisa estuda crianças com inteligência normal, ou até superior, que "exibem" problemas na leitura e escrita. São as que apresentam o distúrbio psicomotor na aquisição da linguagem escrita, aqui chamadas, disléxicas-disortográficas. Articula o conceito de distúrbio psicomotor e a Psicanálise e procura questionar uma visão exclusivamente pedagógica desse distúrbio, concepções que o adulto tem da infância e alternativas de tratamento. concebe dislexia-disortografia enquanto sintoma de transtornos maiores na vida da criança, sintoma com valor de linguagem sengundo as formulações lacanianas, considera que a abordagem psicanalítica pode contribuir para um esclarecimento maior desta queixa e que um tratamento psicanalítico pode beneficiar muitas crianças. Esclarecer a maneira de trabalhar com a criança dis´léxica-disortográfica, procurando apontar a especificidade do trabalho singular que vem sendo desenvolvido há anos no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Nome do Autor: PRISZKULNIK, Leia
Nome do Orientador: Odette Lourenção Van Kolck
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1993
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência:

PRISZKULNIK, Leia. A criança e a psicanálise: uma re-leitura da dislexia-disortografia. São Paulo: PG em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, 1993. 104p. (Tese de Doutorado).