Abec

Abec


     

Repetência escolar na 1ª série do 1º grau: onde buscar a solução?

A pesquisa teve por objetivo verificar se as diferenças entre novatos e repetentes, na 1ª série do 1º grau, e entre promovidos e retidos, no final da série, são significativas quanto: a idade, estado nutricional, densidade habitacional, nível sócio-econômico, maturidade para a leitura e a escrita, habilidades de leitura e escrita. A amostra compôs-se de 98 crianças, incluindo alunos novatos e repetentes na 1ª série de uma escola estadual. Foi avaliado o estado nutricional e o nível sócio-econômico das crianças, e a densidade habitacional em suas residências. No início do ano, as crianças foram submetidas aos testes ABC e matrizes progressivas de Raven, e, ao final do ano, a testes de leitura e escrita (ditado). Os resultados mostraram que as diferenças entre novatos e repetentes foram significativas apenas nas variáveis estado nutricional e nível sócio-econômico, sendo que em ambas a diferença beneficiou os repetentes. Quanto às diferenças entre promovidos e retidos, os resultados mostraram que os fatores idade, nutrição, nível sócio-econômico e densidade habitacional não foram determinantes da retenção na série. No teste ABC, os promovidos apresentaram pontuações mais altas que os retidos.

Nome do Autor: GUALBERTO, Izôlda Câmara
Nome do Orientador: Firmino Fernandes Sisto
Instituição: Universidade Estadual de Campinas
Estado:
Ano Publicação: 1984
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Pedagogia
Assunto:Determinantes de Resultados
Referência:

GUALBERTO, Izôlda Câmara. Repetência escolar na 1ª série do 1º grau: onde buscar a solução?. Campinas: PG em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 1984. 124p. (Dissertação de Mestrado).