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A investigação - ação na formação do professor alfabetizador

 Partindo da contextualização de problemas que perpassam a realidade educacional como a evasão, repetência e analfabetismo, o estudo teve como objetivos: contribuir para a melhoria da prática docente do professor alfabetizador, em termos de competência técnica e de compromisso político; analisar os efeitos dessa melhoria na promoção dos alunos em termos quantitativos e qualitativos; identificar questões e temas pertinentes à problematização da prática docente do alfabetizador; generalizar ações na formação de professores que foram significativas para a qualificação da ação docente e da alfabetização. A investigação - ação caracterizou-se como o tipo de pesquisa a ser incentivada na formação dos professores em serviço. O trabalho de pesquisa foi realizado em uma escola da rede municipal de ensino de Porto Alegre, em que a pesquisadora já desenvolvia um trabalho de assessoria. Participaram do estudo seis professoras alfabetizadoras. As estratégias utilizadas foram as reuniões semanais, discussões coletivas, entrevistas individuais, reflexões sobre a prática pedagógica, análise de relatos das professoras sobre sua formação e experiência em 1ª série e de seus memoriais sobre a gênese da formação, enquanto alfabetizadoras. Feita a análise dos dados, o estudo revelou: o quanto a reflexão sobre a prática é uma conquista árdua; a constatação de uma gênese na formação como professora alfabetizadora garantida, de certa forma, pela prática; que a relação assessor-alfabetizador deve ser concebida de forma dialógica, focalizando as trocas de experiências; o quanto a qualificação da ação docente é privilegiada de forma efetiva pela formação, no professor, de uma postura de pesquisador crítico de sua prática; que a prática é fonte de uma construção teórica sobre a compreensão do fazer do professor. Foi evidenciado também que a investigação - ação mostra-se como um caminho que pode propiciar a procura da interação mais estreita entre Universidade, escola pública, realidade social e instituições que fomentam a pesquisa.

Nome do Autor: Iole Maria Faviero Trindade
Nome do Orientador: Juan José Mouriño Mosquera
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Estado:Rio Grande do Sul
Ano Publicação: 1993
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: TRINDADE, Iole Maria Faviero. A investigação - ação na formação do professor alfabetizador 1993. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 1993.