Abec

Abec


     

Análise da atuação de uma alfabetizadora iniciante em um contexto de mudança pedagógica, face a diferentes programas de assessoria.

 O objetivo deste trabalho de pesquisa foi de caracterizar a atuação de uma alfabetizadora iniciante, em um contexto de reforma educacional ampla e , concomitantemente, o desempenho dos alunos desta professora. Além disso, objetivou-se avaliar alguns esforços no sentido de assessorar a professora no desenvolvimento das atividades de ensino. A pesquisa foi desenvolvida numa escola da rede municipal do ensino de Vitória (ES), em uma classe de 1a série, e composta de 3 partes: observação em sala de aula, sala de Orientação Escolar e de Supervisão; entrevista com a professora; e aplicação de um instrumento de avaliação nos alunos. A secretaria Municipal de Ensino de Vitória implantou nas escolas municipais, no início de 1991, uma nova proposta didático-pedagógica (denominada bloco único), que abrangia classes de 6 anos da pré-escola municipal e das duas primeiras séries do ensino de 1o grau. Este projeto possibilitou a continuidade do processo de aprendizagem visando a disseriação do ensino; e em termos de modelo pedagógico, apoia-se nas teorias construtivistas-interacionistas. A preocupação da professora com práticas não convencionais, uma preocupação maior do como em detrimento do conteúdo , pôde ser constatada sobretudo nas primeiras semanas de observação e foram se tornando mais raras, ou até mesmo desaparecendo ao longo do semestre , provavelmente como consequência de um avolumar-se de problemas e dificuldades na condução das aulas. Tal fato, leva a autora a concluir que a opção pelo construtivismo exige muito mais que um discurso renovado; implica em uma revisão da prática cotidiana de professores, alunos, diretores e coordenadores, e inserida num contexto social geral.

Nome do Autor: Sônia Lopes Victor
Nome do Orientador: Nivaldo Nale
Instituição: Universidade Federal de São Carlos
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1993
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação Especial
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: VICTOR, Sônia Lopes. Análise da atuação de uma alfabetizadora iniciante em um contexto de mudança pedagógica, face a diferentes programas de assessoria. 1993. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 1993.