Abec

Abec


     

Proposta de alfabetização baseada na anterioridade do ensino da leitura em relação à escrita e no treino psicomotor simultâneo ao ensino da leitura.

O trabalho tem por objetivo divulgar uma proposta de alfabetização baseada nos princípios da anterioridade do ensino da leitura em relação à escrita e do treino psicomotor simultâneo ao ensino da leitura. Essa proposta se desenvolve durante 2 anos: no ano letivo que antecede a 1ª série, dá-se a aprendizagem da leitura, concomitantemente com o treino psicomotor sistemático; na 1ª série, desenvolve-se a aprendizagem da escrita. Utiliza, para o treino psicomotor, o método "Bon Départ", adaptado, e, para a leitura, um método eclético, que parte dos conceitos guestálticos da aprendizagem e dos pressupostos do "Bon Départ". Ilustra a proposta uma aplicação de provas na área da linguagem, para 2 grupos: um alfabetizado pelo método proposto e outro alfabetizado por métodos diferentes. O grupo alfabetizado pelo método proposto apresentou superioridade nos resultados, principalmente nos aspectos do pronto reconhecimento da palavra, representação gráfica e ritmo de trabalho.

Nome do Autor: GRUNEBAUM, Ruth
Nome do Orientador: Wilma Millan Alves Penteado
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1980
Curso: Pós-graduação em Psicologia da Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Pedagogia
Assunto:Proposta Didática
Referência: RUTH, GRUNEBAUM,. Proposta de alfabetização baseada na anterioridade do ensino da leitura em relação à escrita e no treino psicomotor simultâneo ao ensino da leitura.. 1980. Selecione tipo de trabalho... (Pós-graduação em Psicologia da Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, , 1980.