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A alfabetização montessoriana face a teoria construtivista-interacionista de alfabetização

 O objetivo desta pesquisa foi o de refletir sobre os pressupostos montessorianos à luz do constutivismo-interacionismo visando o resgate da proposta montessoriana. Primeiramente a autora realizou uma análise histórico-filosófica da Escola em si e das diversas tendências pedagógicas existentes (Tradicional / Liberal/ Progressista). Num segundo momento efetivou-se uma análise das fundamentações teóricas do construtivismo-interacionismo com base em seus autores: Piaget, Vygotsky, Ferreiro e Teberosky, focalizando ainda a questão do ensino da leitura-escrita no processo de alfabetização, os métodos utilizados, as atividades do sujeito, o contexto da aprendizagem e a figura do professor. Na 3ª parte do trabalho a autora explanou sobre a teoria montessoriana de alfabetização, incluindo uma biografia de Montessori e uma análise dos fundamentos teóricos de sua proposta, para então, na 4ª parte da tese, realizar uma comparação entre a proposta de alfabetização escolar constutivista-interacionista e a proposta montessoriana. Confrontando características básicas tais quais ideário pedagógico, concepção de leitura-escrita e concepção de alfabetização entre outras, e analisando as proposta didáticas de cada corrente teórica a autora concluiu que, na área de alfabetização escolar, os fundamentos Associacionista montessorianos se distanciam bastante das posições construtivistas de Piaget, o que resulta em diferentes concepções de leitura e escrita nas duas abordagens. Por outro lado a detectou como pontos de proximidade entre as duas abordagens o não uso de cartilha ou pré-livro, a intervenção centrada em atividades, a avaliação formativa, entre outros.

Nome do Autor: Gersolina Antônia de Avelar Lamy
Nome do Orientador: Maria Amélia Azevedo
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1991
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: LAMY, Gersolina Antônia de Avelar. A alfabetização montessoriana face a teoria construtivista-interacionista de alfabetização. 1991. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1991.