Abec

Abec


     

A prática docente do professor de 1ª série em uma escola pública de 1º grau: contribuição ao estudo da formação do professor alfabetizador.

 O estudo foi realizado com o objetivo principal de descrever a atuação de duas professoras de primeira série do primeiro grau no seu trabalho cotidiano na escola e, principalmente, em sala de aula. Neste contexto, foram focalizadas as atividades de ensino-aprendizagem, os procedimentos de ensino, recursos pedagógicos e modos característicos de lidar com os alunos. Para isso, utilizou-se do método de observação, entrevistas informais e consultas a documentos da escola. Forma feitas observações sistemáticas em sala de aula, com registro cursivo das situações, e observações assistemáticas em outras dependências da escola, com registro posterior das situações que ocorriam na presença da investigadora. Nas entrevistas, quando se tratava de dados informativos mais formais, o registro era imediato, caso contrário, era feito logo após. Em todos os casos procurou-se separar descrição de interpretação. O levantamento de dados abrangeu o segundo semestre letivo de 1984 e parte do primeiro de 1985, com retornos ocasionais à escola até 1987. Foram observadas sete classes de primeira série. A autora faz, por fim, algumas sugestões no sentido de aperfeiçoamento da formção do professor alfabetizador com base na prática docente observada.

Nome do Autor: SÁ, Terezinha Maria Pancini de
Nome do Orientador: Samuel Pfromm Netto
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1988
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Pedagogia
Assunto:Caracterização do Alfabetizador
Referência:

SÁ, Terezinha Maria Pancini de. A prática docente do professor de 1ª série em uma escola pública de 1º grau: contribuição ao estudo da formação do professor alfabetizador. São Paulo: PG em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, 1988. 188p. (Tese de Doutorado).