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Estudos sobre dificuldades de aprendizagem das crianças de 1ª série de 1º grau que entram em recuperação.

O objetivo da pesquisa foi verificar as dificuldades de aprendizagem das crianças de 1ª série do 1º grau em Comunicação e Expressão e Matemática, submetidas a estudos de recuperação e cujo rendimento na 2ª série é comparado ao das crianças não submetidas a tais estudos. Estuda-se ainda, a relação entre a classificação dos alunos para os grupos de recuperação, através de provas, e seu nível intelectual, medido pelo Teste de Inteligência não verbal de Pierre Weill (INV), assim como o nível ocupacional dos pais, coletado através de questionário. A amostra é constituída de 549 alunos da 1ª série do município de Londrina. Os resultados obtidos foram: parece que não há associação entre nível ocupacional dos pais e entrada ou não do aluno em recuperação; existe uma dependência entre as variáveis nível intelectual e entrada, ou não, em recuperação; o rendimento dos alunos que não foram submetidos à recuperação, na 2ª série, são melhores que os dos que foram; há relação entre as variáveis nível intelectual e nível ocupacional; a autora relaciona as dificuldades apresentadas pelos alunos e faz algumas recomendações.

Nome do Autor: LOBO, Georfrávia Montoza
Nome do Orientador: Nícia Maria Bessa
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Estado:
Ano Publicação: 1979
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Pedagogia
Assunto:Dificuldades de Aprendizagem
Referência:

LOBO, Georfrávia Montoza. Estudos sobre dificuldades de aprendizagem das crianças de 1ª série de 1º grau que entram em recuperação. Rio de Janeiro: PG em Educação, Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 1979. 60p. (Dissertação de Mestrado).