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A pratica pedagogica do professor alfabetizador bem sucedido das camadas populares

Este estudo teve como objetivo analisar qualitativamente a prática pedagógica bem sucedida de duas professoras alfabetizadoras das camadas populares visando verificar se o êxito obtido deve-se a pressupostos teóricos da alfabetização e/ou, à especificidade da prática. Para tal , a autora pesquisou o trabalho de duas professoras alfabetizadoras, que lecionavam em escola pública estadual da região urbana da cidade de Viçosa. As professoras e sua respectiva escola foram designadas pelas letras A e B , para melhor organização do estudo. A escolha das professoras foi baseada sobretudo no alto conceito que tinham na comunidade escolar como professores de sucesso na alfabetização. As turmas foram selecionadas, obedecendo ao critério de serem constituídas de alunos novatos na escola e com nível médio de desempenho. Os dados foram coletados durante o ano letivo, através de observações sistemática e semanal das aulas, num total de 27 na turma da professora A e 28 na turma da professora B, sendo registrados no decorrer da observação. Foram analisados os métodos e os materiais usados, os planos de aula das professoras, os cadernos e os exercícios escritos dos alunos, bem como os diários de classe, as fichas individuais dos alunos e os mapas avaliativos da escola; e, ainda entrevistas semi - estruturadas com as duas professoras alfabetizadoras e conversas informais para esclarecimentos de pontos importantes. Em seu trabalho, anterior à análise,a autora faz uma perspectiva histórica da alfabetização, trabalhando no plano vertical e evolutivo, justificando que as práticas pedagógicas atuais serão melhor entendidas a partir dessa perspectiva. A seguir, descreve minuciosamente cada escola, demonstrando serem comuns, semelhantes a todas as outras. Quanto ao método, a autora faz uma análise individual de cada professora: a professora A utilizou-se do método silábico, enfatizando a mecânica da escrita, a qual, mais tarde, foi substituído pelo senso, na prática anterior e nos recursos disponíveis, constatando-se, que as práticas poderiam ter sido mais eficientes se tivessem sido fundamentadas efetivamente nas teorias da alfabetização.

Nome do Autor: Maria Carmen de C. Silva Araujo
Nome do Orientador: Antonio Chizzotti
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1993
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: ARAUJO, Maria Carmen de C. Silva. A pratica pedagogica do professor alfabetizador bem sucedido das camadas populares 1993. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1993.