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O atendimento educacional de crianças portadoras de deficiência auditiva em fase inicial de alfabetização.

Os objetivos da pesquisa foram: em primeiro lugar, descrever as modalidades de atendimento educacional oferecidas ao deficiente auditivo em três tipos de escola estadual com classe especial de atendimento a deficientes auditivos, escola municipal especializada nesse atendimento, e escola particular também especializada nesse atendimento; em segundo lugar, verificar como se relacionavam as condições de funcionamento destas escolas, o trabalho das professoras e o desempenho das crianças quanto às suas características viso-perceptivo-motoras, que estão diretamente relacionadas com o desenvolvimento do processo de alfabetização. Foram estudadas 12 crianças portadoras de deficiência auditiva, em fase inicial de alfabetização, 4 de cada escola, com idade de 7 a 10 anos, 2 de cada sexo em cada escola, pertencentes ao mesmo nível sócio-econômico. Os dados foram obtidos por meio dos seguintes procedimentos: levantamento da história de vida de cada criança, feito através de entrevistas com os pais; observação dos alunos em sala de aula, visando compreender a interação entre as crianças e entre elas e seus professores; aplicação de teste de percepção visual e de teste de amadurecimento neuromotor; entrevistas com professoras. Os resultados obtidos pela autora demonstraram que não havia diferenças marcantes entre as crianças das 3 instituições na área da percepção, mas havia diferença, para menos, entre as crianças da escola estadual e as das outras duas escolas, nos aspectos relacionados com o amadurecimento neuromotor. A autora conclui por uma associação entre as condições das escolas, o trabalho das professoras e o desempenho das crianças, pois estas não pareciam se diferenciar em função do tempo de escolarização, mas sim do tipo de escolarização; conclui ainda pela existência de uma certa relação das características viso-perceptivo-motoras das crianças e de seu avanço no processo de alfabetização com o tipo de escolarização a que são submetidas.

Nome do Autor: LUCENA, Maria de Fátima Godoy
Nome do Orientador: Bernardete Angelina Gatti
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1987
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicologia Associacionismo
Assunto:Determinantes de Resultados
Referência:

LUCENA, Maria de Fátima Godoy. O atendimento educacional de crianças portadoras de deficiência auditiva em fase inicial de alfabetização. São Paulo: PG em Psicologia, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letra, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1987. 172p. (Dissertação de Mestrado).