Abec

Abec


     

Capacitação docente um repensar dos professores sobre a sua prática

O trabalho teve por objetivo verificar como professores que participaram de um curso de Aperfeiçoamento percebem o seu desempenho docente após decorridos um ano e meio, e as relações que esses fazem do seu atual desempenho com o curso realizado. O curso de Aperfeiçoamento foi proporcionado aos professores alfabetizadores da Rede Estadual de Ensino de São Paulo em 1993. Para tanto, a autora realizou seis encontros com um grupo de cinco professoras que haviam realizado o curso. Os encontros foram realizados na Delegacia de Ensino de Suzano e objetivaram a promoção de diálogos com as professoras, incentivando-as a refletir sobre a sua prática docente. Os temas mais presentes nas discussões foram: o Curso de Aperfeiçoamento realizado em 1993, a Nova proposta (que objetivou capacitar professores para um trabalho pedagógico orientado pelos pressupostos teóricos das propostas curriculares da Coordenadoria de Ensino e Normas Pedagógicas) e a importância do processo de reflexão para a formação do professor. As reuniões levaram a autora a concluir que o Curso de Aperfeiçoamento desorganizou conceitos cristalizados na cultura escolar das professoras pesquisadas (conceitos da alfabetização tradicional), mas essas professoras encontraram e encontram muitas dificuldades na aplicabilidade dos novos conhecimentos adquiridos no mencionado curso (conhecimentos de perspectiva Construtivista). Quanto a Nova proposta a autora defende que a dimensão técnica sobrepuja as dimensões política, humano-interacional e filosófica, dificultando assim, a autonomia das professoras. E por fim, a autora aborda o tema reflexão. Segundo ela as professoras durante as reuniões tiveram a oportunidade de refletirem sobre a sua prática docente e apontaram a reflexão como um caminho para resgatar a pessoa do professor como um profissional autônomo. A reflexão é vista pelas professoras pesquisadas como um meio onde se pode definir quais são os problemas, priorizá-los, procurar soluções e avaliar os resultados.

Nome do Autor: Anamaria da S. M. Gascon Oliveira
Nome do Orientador: Vera Maria Nigro de Souza Placco
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1996
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: OLIVEIRA, Anamaria da S. M. Gascon. Capacitação docente um repensar dos professores sobre a sua prática. 1996. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1996.