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Aquisição e desenvolvimento da habilidde de compreensão a partir do processo de alfabetização.

O objetivo da pesquisa foi investigar a hipótese de que a aprendizagem da leitura pode ser comprometida por: diferenças entre a linguagem oficial da escola e a linguagem natural da criança; procedimentos metodológicos de exploração de textos, que não desenvolvem a habilidade de compreensão/interpretação das idéias expressas no texto escrito. Os sujeitos foram alunos da 1ª série de escolas urbanas e de periferia de Santa Maria, RS. Os instrumentos utilizados foram 150 palavras oriundas das cartilhas usadas nas escolas, para determinar se eram conhecidas pelas crianças (linguagem congruente) ou desconhecidas (linguagem dissonante); foram, também, elaborados 3 textos com vocabulário congruente e 3 textos com palavras dissonantes, cada texto seguido de 4 questões. Os resultados indicaram que para ambos os grupos a compreensão dos textos foi dificultada pela linguagem dissonante; o desempenho das crianças de escolas de vila revelou-se significativamente mais baixo do que o desempenho dos alunos de escolas urbanas. A autora conclui que, para que as crianças tenham êxito na alfabetização, é imperativa a adequação da linguagem oficial dos materiais didáticos à linguagem natural dessas crianças.

Nome do Autor: LIMA, Sônia Maria Azevedo de
Nome do Orientador: Maria Alzira Coelho da Costa Nobre
Instituição: Universidade Federal de Santa Maria
Estado:
Ano Publicação: 1985
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Pedagogia
Assunto:Determinantes de Resultados
Referência:

LIMA, Sônia Maria Azevedo de. Aquisição e desenvolvimento da habilidade de compreensão a partir do processo de alfabetização. Santa Maria: PG em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, 1985. 139p. (Dissertação de Mestrado).