Abec

Abec


     

Comparação da influência de como esquemas de reforçamento na aquisição inicial de respostas textuais, através da técnica de escolha de acordo com o modelo.

A autora investigou a influência de cinco esquemas de reforçamento sobre aquisição inicial de respostas textuais, por parte de 20 crianças retardadas mentais educáveis, residentes em instituição, idade variando entre 72 a 108 meses. Foi empregado programa textual constituído por letras, sílabas e palavras, o qual incluiu fase de pré-treino e outra de treino de discriminação textual. Os estímulos textuais foram apresentados segundo técnica de "escolha de acordo com o modelo". O sistema de reforço incluiu vales trocáveis por balas e brinquedos. Os resultados mostraram que: (a) não ocorreu diferenças estatisticamente significantes no desempenho dos sujeitos sob diferentes esquemas de reforçamento; (b) a técnica de "escolha de acordo com o modelo foi eficiente para treino inicial em comportamento textual, em crianças com repertório básico deficiente; (c) não ocorreu relação entre desempenho dos sujeitos no nível operante e a aquisição inicial de respostas textuais; (d) houve correlação positiva entre o desempenho no pré-treino e o desempenho no treino de discriminação textual.

Nome do Autor: LIBERALESSO, Anita
Nome do Orientador: Geraldina Porto Witter
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1973
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicologia Associacionismo
Assunto:Proposta Didática
Referência:

LIBERALESSO, Anita. Comparação da influência de como esquemas de reforçamento na aquisição inicial de respostas textuais, através da técnica de escolha de acordo com o modelo. São Paulo: PG em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, 1973. 107p. (Dissertação de Mestrado).