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A participacao dos pais no processo de alfabetizacao : acompanhamento de estudo

Este estudo teve por objetivo, pesquisar as atribuições causais de professores alfabetizadores de escolas municipais e estaduais da periferia de Uberlândia (MG), em relação ao fracasso escolar de seus alunos na alfabetização, bem como a relação que se pode estabelecer com o contexto educacional das professoras, da Escola Municipal e da Escola Estadual. Para tanto, foram entrevistados 4 professores da escola municipal, e 11 de uma escola estadual (estudo 1), foi aplicado o instrumento padronizado de atribuição de causalidade a 24 professores da rede municipal e 27 da rede estadual (estudo 2). Os estudos 1 e 2 foram desenvolvidos ao mesmo tempo, de modo que, quando os professores da EMA e EEA foram entrevistados, também foram submetidos ao instrumento padronizado. Na coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: 1) entrevistas com alunos; 2) entrevistas com secretários das escolas municipal e estadual; 3) entrevistas com alfabetizadores das duas redes; 4) um roteiro simplificado para anotação dos alunos, que na opinião das professoras, fracassariam no processo de alfabetização. A rede pública tem demonstrado pouco interesse em antecipar a aprendizagem da leitura e escrita para as classes de pré-escolar que mantêm. Assim, a criança já é de início, descriminada ao submeter-se aos testes classificatórios, ficando, portanto, sujeita ao fracasso escolar na alfabetização, reforçando a constante deste fator no cotidiano da clientela de escola pública. Contudo, outros fatores também podem explicar o fracasso escolar, como por exemplo, as falhas na formação profissional do professor, as buscas por caminhos %u201Cmais fáceis%u201D para ensinar (cartilhas...), os meios empregados para capacitação do professor alfabetizador, o parcelamento do trabalho no interior da escola e a forma como o CBA foi implantado nas escolas estaduais. O estudo das percepções causais pode lançar luzes que permitam melhorar a compreensão das interações entre professor e aluno na sala de aula, visando explicar o fracasso escolar de seus alunos na alfabetização. Portanto cuidar dos aspectos inerentes ao processo de atribuição causal do professor para justificar o fracasso escolar na alfabetização, significa contribuir para a melhoria da qualidade do ensino dessa população marginalizada. Ao fazer a análise das atribuições causais dos professores, tanto na escola municipal como da escola estadual, identificou-se que as atribuições eram comuns aos dois grupos, ou seja, ambos mostraram como justificavam o fracasso escolar dos alunos na alfabetização: a falta de motivação e esforço, e a dificuldade interna e emocional, são vistas como as causas mais relevantes, seguidas por problemas familiares, falta de capacidade, dificuldade sócio-econômica e cultural, falta de acompanhamento dos pais, enquanto o sistema educacional foi a categoria menos valorizada. Conclui-se que, quando comparados professores de escolas municipais e estaduais, os primeiros acentuam mais causas internas e os segundos, as causas externas no que tange o fracasso escolar (estudo 1). Em relação ao estudo 2, foram mais valorizados as causas relacionadas a um esforço estável, tanto em situação de sucesso como em relação ao fracasso, não se encontrando diferenças significativas entre os professores do estado e do município.

Nome do Autor: Edna Mariana Machado
Nome do Orientador: Fernando Antônio Leite de Oliveira
Instituição: Universidade Federal de Uberlândia
Estado:Minas Gerais
Ano Publicação: 1994
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: MACHADO, Edna Mariana. A participacao dos pais no processo de alfabetizacao : acompanhamento de estudo. 1994. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, 1994.