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Construtivismo na escola publica : (re)construcoes de conhecimentos e praticas de professoras alfabetizadoras

O presente trabalho objetivou analisar o processo de (re)construções teóricas e práticas revelado na trajetória de um grupo de professoras alfabetizadoras, investigando também a relação estabelecida por estas professoras entre a alfabetização trabalhada nos parâmetros do construtivismo "interacionista" e seu caráter sócio-político transformador. Em função dos objetivos propostos a autora desenvolveu, em uma escola pública da rede municipal de Porto Alegre, uma pesquisa com quatro professoras de 1ª série que foram observadas em sua prática, além de serem entrevistadas informalmente. Outros dados foram levantados em reuniões administrativas e pedagógicas, e em alguns conselhos de classe. A entrevista semi-estruturada também foi empregada, não só junto às quatro professoras observadas, mas de igual modo à outras professoras alfabetizadoras, à direção da escola e à supervisora. A autora detectou contradições no processo de mudança, como por exemplo, a permanência de propostas de atividades extremamente mecanicistas, típicas do ensino tradicional, como a cópia. Observou-se ainda certa ênfase dada à lógica da construção da alfabetização e sua consequente artificialização e descontextualização, o que não invalidou significativas conquistas grupais e individuais das professoras alfabetizadoras participantes do processo de mudança.

Nome do Autor: Ines Cristina de Melo Mamede
Nome do Orientador: Merion Campos Bordas
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Estado:Rio Grande do Sul
Ano Publicação: 1992
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: MAMEDE, Ines Cristina de Melo. Construtivismo na escola publica : (re)construcoes de conhecimentos e praticas de professoras alfabetizadoras. 1992. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 1992.