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A interface oralidade/escrita no ensino de língua materna: confronto de narrativas.

O trabalho focaliza as interfaces existentes entre a Língua Oral e a Língua Escrita através da análise da composição textual de ambas as modalidades em narrativas de alunos das classes populares, estudantes da oitava série do primeiro grau de uma escola pública. A fim de perceber se eles estão assimilando estilos e recursos da variedade padrão, procedeu-se a uma investigação de caráter etnográfico e análises fundamentadas na Sociolingüística e Análise da Conversasão, a partir de elocuções narrativas informais - ENIs- orais e escritas. Os recursos de formulação textual observados, descritos e analisados pelo confronto entere texto oral e texto escrito foram as hesitações, as correções, as repetições, as paráfrases, além dos marcadores conversacionais. O critério que definiu a eleição desses elementos na análise foi sua recorrência nos textos. O resultado da investigação indica que os alunos, conquanto demonstrem bom desempenho na lingua oral, não demonstram o mesmo em relação a língua escrita, conforme proposta escolar. Ou seja, o aluno da oitava série não atingiu ainda um grau de desempenho que o permita fluir da L.O para a L.E, condição esta indispensável para um domínio adequado da língua materna.

Nome do Autor: SERRA, Maria Anecy Calland Marques
Nome do Orientador: Catarina de Sena Sirqueira Mendes da Costa
Instituição: Universidade Federal do Piauí
Estado:
Ano Publicação: 1997
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência:

SERRA, Maria Anecy Calland Marques. A interface oralidade/escrita no ensino de língua materna: confronto de narrativas. Terezina: PG em Educação, Universidade Federal do Piauí, 1997. 173p. (Dissertação de Mestrado).