Abec

Abec


     

"Mas eu escrevi do meu jeito": histórias de construções de leituras e de escritas

A partir de relato sobre um projeto de alfabetização desenvolvido na rede pública de São Paulo (projeto de pesquisa "Antecipação", 1985), de que participou, e com base nos princípios e pressupostos sócio-interacionistas que fundamentaram esse projeto, a autora desenvolveu pesquisa tendo como objeto construções de leituras e escritas em duas turmas de pré-escola, de uma instituição particular de ensino em que atuou como professora, durante dois anos letivos (1986-87). A autora acompanhou e observou a interação das crianças com o objeto de conhecimento - a língua escrita, seus conflitos e dificuldades, as interferências da instituição e do meio sócio-cultural a que pertenciam. No contexto da sala de aula, procurou desenvolver com as crianças um trabalho calcado na ação, nas trocas de experiências e de idéias, explorando seus recursos lingüísticos, sua criatividade e imaginação, enfatizando o trabalho coletivo e socializado, e a produção da escrita a partir do contato com diferentes portadores de textos. A autora conclui que a constituição do leitor-escritor está associada à construção de sua escrita, à compreensão e reflexão do professor sobre a natureza social da linguagem das crianças, e a um processo dinâmico que focalize a escrita como forma de construção das relações pessoais, de organização das pessoas e da própria sociedade.

Nome do Autor: Maria Noemi de Araújo
Nome do Orientador: Sarita Maria Affonso Moisés
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1990
Curso: Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Filosofia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: ARAÚJO, Maria Noemi de. "Mas eu escrevi do meu jeito": histórias de construções de leituras e de escritas. 1990. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1990.