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Cartilhas de alfabetização: uma análise das categorias semânticas

Esta pesquisa objetivou a análise da adequação das cartilhas de alfabetização, utilizadas pelas escolas estaduais de Londrina, ao repertório verbal das crianças no início do processo de alfabetização, através da comparação contrastiva entre o léxico dos alfabetizandos e o léxico presente nas cartilhas. A pesquisa dividiu-se em três etapas: levantamento das cartilhas mais utilizadas na rede estadual da cidade de Londrina, análise dessas cartilhas em função das categorias semânticas mais presentes em seu léxico, análise comparativa entre categorias presentes no léxico das cartilhas e as categorias presentes no repertório verbal das crianças usuárias delas. Foram identificadas como mais utilizadas três cartilhas - Caminho Suave, Mundo Mágico e No Reino da Alegria. De cada uma delas, as palavras-chave, as palavras apresentadas isoladamente, sem contextualização, e as palavras que exigiam leitura por parte do aprendiz foram registradas e classificadas em dez categorias semânticas. Para comparar as categorias semânticas mais presentes nas cartilhas com aquelas utilizadas pelas crianças, foi utilizado um estudo anteriormente feito por outros pesquisadores, de caracterização dos campos semânticos presentes no repertório verbal oral de 110 crianças, recém ingressas na primeira série de 11 escolas estaduais de Londrina. A autora comparou as categorias mais presentes nas cartilhas com as de maior freqüência no repertório dos alunos, comparando, também, a diversidade vocabular das cartilhas e do repertório vocabular dos alunos. Foi ainda feito um segundo estudo comparativo, com o objetivo de analisar contrastivamente os desempenhos verbais de três grupos de sujeitos que iriam utilizar as cartilhas analisadas anteriormente. Cada grupo foi composto de 10 alfabetizandos, equiparados quanto à idade e ao nível sócio-econômico. O léxico presente nas cartilhas e nos três grupos de crianças foi analisado inter e intra cartilha e inter e intra grupo. Os resultados obtidos indicaram que possivelmente as cartilhas não estejam ajustadas à competência lingüística das crianças.

Nome do Autor: ALVARENGA, Georfravia Montoza
Nome do Orientador: Fernando Marson
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1988
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Lingüistica
Assunto:Cartilhas
Referência:

ALVARENGA, Georfravia Montoza. Cartilhas de alfabetização: uma análise das categorias semânticas. São Paulo: PG em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 1988. 198p. (Tese de Doutorado).