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A atuação da Supervisão Educacional no processo de alfabetização

O trabalho objetivou analisar a atuação da Supervisão Educacional na área da alfabetização, a fim de identificar fatores que influenciam e são influenciados pela sua ação. O estudo foi realizado em uma escola da rede pública do Rio de Janeiro, acompanhando o trabalho desenvolvido pela supervisora junto às professoras alfabetizadoras. Foram realizadas entrevistas; observação de reuniões da supervisora com as professoras, de reuniões da professora de 1ª série com pais e responsáveis, das atividades de alfabetização em sala de aula, do seminário de "Treinamento dos Supervisores do Município", promovido pela Secretaria Municipal de Educação, durante o período da pesquisa; coleta de dados a partir de fichas de alunos, planos de aulas, exercícios, fichas de conselho de classe, boletins informativos, propostas curriculares enviadas pela Secretaria Municipal de Educação e documentos relativos ao movimento da categoria, para obtenção de uma visão panorâmica a respeito da ação supervisora no país. A autora conclui que o trabalho do supervisor está no âmbito do enfrentamento das dificuldades que se apresentam no cotidiano escolar, em busca de uma maior qualidade de ensino. No caso da escola pública, este profissional precisa estar voltado para o atendimento das necessidades das crianças das camadas populares, e para a reversão dos altos índices de evasão e repetência entre essas crianças. Neste sentido, o desenvolvimento de formas efetivas de alfabetização deve orientar o trabalho do supervisor

Nome do Autor: PEREIRA, Ana Beatriz Carvalho
Nome do Orientador: Vera Maria Candau
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Estado:
Ano Publicação: 1989
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Pedagogia
Assunto:Formação do Alfabetizador
Referência:

PEREIRA, Ana Beatriz Carvalho. A atuação da Supervisão Educacional no processo de alfabetização. Rio de Janeiro: PG em Educação, Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 1989. 138p. (Dissertação de Mestrado).