Abec

Abec


     

A produção de textos na fase inicial da escrita - escribas ou escritores?

 Este trabalho teve por objetivo estudar a produção textual dos alunos nos dois primeiros anos de escolaridade e sua relação com o posicionamento do professor. Foram sujeitos desta pesquisa 43 alunos de primeira série e 53 alunos de segunda série de duas escolas públicas Estaduais de Pelotas. Duas turmas (1a e 2a séries) pertencem a uma escola em que é seguida uma linha tradicional de ensino e outras duas turmas (também 1a e 2a séries) pertencem a uma escola em que é seguida as estratégias de ensino da linha sócio-interacionista. Para tanto, foi realizada uma análise das 296 redações produzidas pelos alunos envolvidos na pesquisa. Ao final da pesquisa, os dados revelaram que a tipologia das redações (criativas ou esteriotipadas) ou relaciona a metodologia utilizada (construtivista ou tradicional) ou relaciona ao tipo de proposta de elaboração de textos por parte da professora. No entanto, no construtivismo, observa-se maior fluência nas redações.

Nome do Autor: Eleonora Elba Sobreiro Jaime
Nome do Orientador: José Marcelino Poersch
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Estado:Rio Grande do Sul
Ano Publicação: 1994
Curso: Programa de Pós-Graduação em Letras
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Linguística, Letras e Artes: Linguística e Letras
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: JAIME, Eleonora Elba Sobreiro. A produção de textos na fase inicial da escrita - escribas ou escritores?. 1994. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 1994.