Abec

Abec


     

Análise da produção e compreeensão no processo de leitura sob um enfoque lexicológico.

A maior parte dos autores de cartilhas acreditam que o léxico é elemento importante na organização do material de leitura. Entretanto, parece-nos que tal fator está sendo negligenciado, ou melhor, baseia-se na intuição e não numa sólida base científica. O objetivo de nossa pesquisa é tentar, de um lado, mostrar a disparidade existente entre o léxico utilizado pela criança marginalizada culturalmente e o léxico que lhe é apresentado nos manuais de alfabetização, e, por outro, aferir o grau de interferência deste fator no desempenho em leitura através da análise de determinadas categorias. Foi a mesma realizada em quatro escolas da zona periférica da cidade de Rio Grande, pertencentes à Rede Estadual de Ensino. Foram testados 83 sujeitos na faixa etária de 6 a 8 anos de idade e que apresentavam características semelhantes quanto à situação dos testes BENDER, RAVEN e ABC, que avaliaram respectivamente: idade mental, maturidade intelectual e maturidade psicomotora. Para a verificação das hipóteses, utilizou-se o teste estatístico de diferença de proporções e, após o levantamento e análise dos dados, comprovou-se a interferência do léxico no processo de aquisição da leitura, pois os resultados evidenciaram, em sua maioria, vantagem a favor do grupo experimental.

Nome do Autor: PEREIRA, Aracy Ernst
Nome do Orientador: Leonor Scliar-Cabral
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Estado:
Ano Publicação: 1980
Curso: Programa de Pós-Graduação em Letras
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Letras
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicolingüistica
Assunto:Cartilhas
Referência: ERNST, PEREIRA, Aracy. Análise da produção e compreeensão no processo de leitura sob um enfoque lexicológico.. 1980. Selecione tipo de trabalho... (Mestrado Acadêmico) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, , 1980.