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Organização semântica: influência da alfabetização em técnicas diferentes (Português-Japonês) - um estudo com a técnica de Greenspoon.

O objetivo da pesquisa foi analisar contrastivamente os repertórios verbais, em Português e Japonês, de 30 pré-escolares da cidade de Londrina, de origem étnica japonesa, pertencentes a 3 escolas que se diferenciavam quanto ao processo de alfabetização: uma iniciava esse processo em Português, outra, em Japonês e Português, e a terceira, só em Japonês. Em situação experimental, as crianças produziram emissões verbais livres, posteriormente analisadas em 10 categorias semânticas. Foram feitas comparações inter e intra grupos, em função do idioma e das categorias semânticas, buscando-se comparar: as emissões verbais em cada língua quanto a fluência e flexibilidade; o léxico levantado em cada língua quanto ao campo semântico e freqüência de respostas verbais diferentes, os repertórios verbais emitidos nas 2 línguas quanto a fluência e flexibilidade nas diferentes categorias. Os resultados indicaram que a alfabetização em Japonês parece facilitar a organização verbal, inclusive a observada em Português.

Nome do Autor: PULLIN, Elsa Maria Mendes Pessoa
Nome do Orientador: Geraldina Porto Witter
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1985
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicologia Associacionismo
Assunto:Determinantes de Resultados
Referência:

PULLIN, Elsa Maria Mendes Pessoa. Organização semântica: influência da alfabetização em técnicas diferentes (Português-Japonês) - um estudo com a técnica de Greenspoon. São Paulo: PG em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, 1985. 245p. (Tese de Doutorado).