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Avaliação do comportamento de entrada do aluno de 1ª série da periferia urbana de Teresina/PI.

A pesquisa teve por objetivo identificar as relações entre: nível socioeconômico de crianças da periferia urbana de Teresina/PI, iniciantes na 1ª série do 1º grau, condições de seu desenvolvimento junto às suas famílias, seu desenvolvimento psicomotor e nível de prontidão para a leitura e a escrita, ao iniciar a primeira série. Foram sujeitos da pesquisa 150 alunos sorteados aleatoriamente entre os matriculados em escolas da rede oficial de ensino do Estado do Piauí, localizadas nos complexos escolares da periferia urbana de Teresina. Os alunos foram submetidos a um teste de prontidão para a leitura e a um teste de organização perceptomotora; as informações sobre as crianças e suas famílias foram obtidas através de entrevistas com os pais ou responsáveis. Os resultados obtidos nos testes apontaram um baixo nível de desempenho das crianças, tanto em relação a seu desenvolvimento perceptivomotor, quanto em relação à prontidão para a leitura e escrita. Os resultados evidenciaram também um alto grau de interferência de fatores socioeconômicos e afetivos no desempenho escolar das crianças. A autora concluiu que, para favorecer a aprendizagem da criança das camadas populares, e facultar sua permanência na escola de maneira mais produtiva e efetiva, é necessário que a escola conheça, o mais concretamente possível, as condições dessa criança a que se destina sua ação pedagógica.

Nome do Autor: FREIXO, Maria Mirasselva Soares da Silva
Nome do Orientador: Sheilah Rubino de Oliveira Kellner
Instituição: Universidade Federal Fluminense
Estado:
Ano Publicação: 1989
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Pedagogia
Assunto:Determinantes de Resultados
Referência:

FREIXO, Maria Mirasselva Soares da Silva. Avaliação do comportamento de entrada do aluno de 1ª série da periferia urbana de Teresina/PI. Niterói: PG em Educação, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Universidade Federal Fluminense, 1989.144p. (Dissertação de Mestrado).