Abec

Abec


     

Desenvolvimento da atenção e facilitação da alfabetização em crianças de 1ª série através de sessões de jogos lógicos: um experimento de campo.

O objetivo da pesquisa foi verificar a hipótese de que a inclusão de sessões de "jogos lógicos", na 1ª série do 1º grau, contribuiria para o desenvolvimento significativo da atenção e conseqüentemente, para facilitar a alfabetização. Participaram como sujeitos 24 alunos de 1ª série de 2 escolas de clientela de baixa renda, sendo 12 de uma escola (grupo experimental) e os outros 12 de outra escola (grupo de controle). A autora usou a "teoria de atenção" de Zeaman e House, teoria do desenvolvimento intelectual de Piaget e como recurso material os "blocos lógicos" de Dienes. O instrumento utilizado, para medir a atenção consistiu de 3 subtestes do teste de prontidão para leitura de E.R. Kunsz. Este instrumento foi aplicado antes do desenvolvimento das "sessões de jogos" e após a realização das mesmas. Foram utilizados também resultados no "teste ABC" (início do ano) e um teste de "Alfabetização-leitura" (final do ano). A maioria dos resultados não foi estatisticamente significativa, mas muitos deles apresentaram uma tendência de crescimento no sentido de confirmarem a hipótese.

Nome do Autor: PETRY, Eliane Elizabeth de Oliveira
Nome do Orientador: Ângela Maria Brasil Biaggio
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Estado:
Ano Publicação: 1984
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicologia Ecletismo
Assunto:Determinantes de Resultados
Referência:

PETRY, Eliane Elizabeth de Oliveira. Desenvolvimento da atenção e facilitação da alfabetização em crianças de 1ª série através de sessões de jogos lógicos: um experimento de campo. Porto Alegre: PG em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1984. 104p. (Dissertação de Mestrado).