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A classe especial na concepcao de professores da rede estadual de ensino.

A literatura referente à Educação Especial aponta que alunos com dificuldades na aprendizagem são encaminhados pelos professores às chamadas Classes Especiais. O estudo teve por objetivo compreender os motivos pelos quais os professores - que atuam junto a classes consideradas  "difíceis"  - fazem ou não a opção por este encaminhamento. Buscamos, desta forma, compreender o que faz com que a Classe Especial seja considerada, por parte dos professores, uma boa opção para o ensino destes alunos. Foram utilizados, na coleta de dados, questionários e entrevista, aplicados a dez professoras que atuam junto a classes de Ciclo Básico em Continuidade (CBC) em escola vinculadas a Delegacia de Ensino Taubaté. Dentre os resultados chama-se a atenção o fato de que a Classe Especial não é percebida enquanto espaço destinado exclusivamente ao ensino dos alunos portadores de deficiência; ao contrário, ela é - na visão dos professores - o único espaço onde, com um número reduzido de alunos, o professor especialista pode oferecer atenção individualizada fazendo uso de materias e técnicas mais adequadas; a Classe Especial assume, assim, o caráter de "sala sde reforço". Além disso, o professor não sente-se preparado para atuar com as crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem; ele busca alternativas para que a aprendizagem ocorra, mas, de maneira ambígua, não sente que seja de sua responsabilidade a atuação com os alunos que apresentam "dificuldades", já que existe um profissional melhor preparado - o professor especialista. O encaminhamento à Classe Especial aparece, assim, como alternativa para melhorar o desempenho do aluno, muito embora, contraditoriamente, o professor reconheça o papel discriminatório que ela exerce. Ao final do trabalho são apresentadas algumas wsugestões que visam contribuir para sua solução desta problemática.

Nome do Autor: Maria Teresa de Moura Ribeiro
Nome do Orientador: Melania Moroz
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1996
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: RIBEIRO, Maria Teresa de Moura. A classe especial na concepcao de professores da rede estadual de ensino. 1996. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1996.