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Cartilhas: auxílio ou empecilho para o letramento?

Este trabalho teve por objetivo avaliar diversas cartilhas usadas para dar inicio ao processo de letramento. A autora considera em seu trabalho, que o conceito de letramento refere-se ao momento em que um sujeito é capaz de compreender e produzir diversos tipos de textos. Para tanto, as cartilhas precisam ser bem elaboradas, a fim de que, cumpram a função de diferenciar a modalidade escrita e oral e de alguns conceitos que as crianças precisam dominar para adentrar o complexo mundo da escrita. Como metodologia foi elaborado um questionário (com abordagem psicolinguística) com dez categorias para analisar 30% das cartilhas utilizadas na rede pública de ensino no Brasil. Os resultados alcançados na análise dos questionários fizeram a autora concluir que as cartilhas analisadas não estão auxiliando o processo de ensino-aprendizagem do letramento, ao invés disso, estão perturbando o processo, uma vez que seu propósito principal é repetir a família silábica ensinada em sala de aula.

Nome do Autor: Claudia Finger-Kratochvil
Nome do Orientador: Leonor Scliar-Cabral
Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina
Estado:Santa Catarina
Ano Publicação: 1997
Curso: Programa de Pós-Graduação em Letras
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Linguística, Letras e Artes: Linguística e Letras
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: FINGER-KRATOCHVIL, Claudia. Cartilhas: auxílio ou empecilho para o letramento?. 1997. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 1997.