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Análise das interações professora-criança em situação de ensino-aprendizagem da leitura e escrita.

O peincipal objetivo do trabalho é contribuir para o desenvolvimento metodológico de procedimentos de investigação voltados para a descrição e compreensão dos processos co-cognitivos da leitura e escrita que ocorrem entre uma professora eficiente e uma criança com história de atraso no desenvolvimento dessa competência, em um ambiente estruturado e mediado por objetivos bem definidos. Desse modo, é apresentada, em primeiro lugar, como fundamentação teórica, uma discussão sobre as questões acerca da aquisição e desenvolvimento da leitura e escrita, onde é feito um sumário do conhecimento acumulado na área, a partir da visão da aboradagem cognitiva de processamento de informação e da produção mais recente da psicologia construtivista. Buscou-se nessa discussão apontar as lacunas e os pontos polêmicos do conhecimento acumulado a partir dessas duas abordagens, assim como seus pontos de intersecção. Em seguida, são apresentadas as principais teses teóricas e metodológicas da abordagem co-construtivista do desenvolvimento humano, buscando-se os pontos relevantes para o trabalho. São também apresentados, os conceitos de zona de Promoção de Ação e de Zona de Movimento Livre elaborado por Valsiner (1987, 1993) a partir do conceito de Zona Proximal de Desenvolvimento de Vygotsky (1933/1984), os quais constituem meios para os processos de canalização cultural. Também são utilizados conceitos elaborados por outros autores a partir do conceito de ZPD e que foram considerados úteis para a investigação.

Nome do Autor: MACIEL, Diva Maria Moraes Albuquerque
Nome do Orientador: Heloysa Dantas de Souza Pinto
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1996
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência:

MACIEL, Diva Albuquerque. Análise das interações professora-criança em situação de ensino-aprendizagem da leitura e escrita. São Paulo: PG em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 1996. 200p. (Tese de Doutorado).