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Compreensão da leitura narrativa em crianças - um estudo sobre o pensamento inferencial

O papel do pensamento inferencial na compreensão da leitura foi estudado em 60 crianças da 1ª à 5ª série de uma escola particular de 1º grau, em REcife. Um odelo de inferência de Warren, Nicholas e Trabasso (1979), já testado em universitários, foi utilizado para se investigar o processo de construção de inferência em crianças e para compará-lo com o dos universitários. Uma análise foi feita de: a) classes de inferências lógicas, informacionais e avaliativa; b) subclasses de inferências informacionais proniminal, espaço-temporal e referencial; c) inferência lógica com as funções de "conexão de eventos" e de "completação de lacunas" no texto. Foram analisadas, também, as relações entre inferências lógica, informacional e avaliativa, a escolaridade e o domínio do conceito de causalidade. Foi usada uma história em duas versões, que diferiam apenas com relação à apresentação de informação na narrativa. Em um caso, a forma de apresentação referia-se à função de "conexão de eventos"; noutro, ela se referia ao processo de inferência lógica conhecido como "completação de lacunas". Constatou-se que: a) a habilidade de decodificação da leitura é realcionada com a progressão escolar; b) a evolução da compreensão da leitura é relacionada ao progresso em decodificação; c) inferências lógicas foram mais frequentemente feitas que inferências informacionais; d) inferências lógicas foram mais construídas quando as informações estavam explícitas no texto; e) o nível de compreensão da leitura é relacionado com o domínio do conceito de causalidade. A construção de inferência das crianças foi comparada com a dos universitários.

Nome do Autor: LIMA, Maria Eliana Matos de Figueiredo
Nome do Orientador: Terezinha Nunes Carraher
Instituição: Universidade Federal de Pernambuco
Estado:
Ano Publicação: 1983
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência:

LIMA, Maria Eliana Matos de Figueiredo. Compreensão da leitura narrativa em crianças - um estudo sobre o pensamento inferencial. Recife: PG em Psicologia, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, 1983. 146p. (Dissertação de Mestrado).