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Da oralidade à escrita: a repetição em narrativas infantis na escola pública e particular.

o objetivo da dissertação é examinar a marca linguística do tipo repetição nas narrativas escritas de alunos de 4ª série de duas escolas, uma pública e uma particular, na cidade de Três Lagoas (MS). Procurou-se, ainda, verificar a situação de produção - motivação, de cada grupo estudado. Partiu-se da hipótese de que os alunos pesquisados transferem marcas da oralidade, tais como repetição, para a escrita e produzem os mesmos tipos de repetição, porém, em índices diferenciados nas duas escolas, em consequência da situação de produção - motivação de cada grupo. Quanto ao suporte teórico, para tratar de língua falada, utilizou-se, principalmente, KOCH (mimeoA), TRAVAGLIA (1988) e MARCUSCHI (1990), que trabalham segundo a ótica da Análise Conversação. Para a abordagem da oralidade "versus" escrita valeu-se, sobretudo, de CHAFE (1982, 1985,1987) TANNEN (1982, 1985), KATO (1987), FRANCHI (1991) e, ainda, para situação de produção - motivação, KLEIMAN (1990, 1992a, 1992b, 1993a) e SOARES (1993). Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e interpretativo, em que utilizou-se como instrumento de pesquisa questionários e gravação das aulas de produção das narrativas. A análise de dados contribuiu para a confirmação da hipótese, à medida que verificou-se ocorrência de repetição nas duas Escolas , porém em índices mais elevados na escola pública. A análise também revelou que os marcadores linguísticos de repetição levantados, além de se fazerem presentes na oralidade, estão inseridos na atividade da escrita. Por fim, os dados permitiram afirmar que os fatores motivação, contextualização, conhecimento prévio e letramento foram determinantes para as ocorrências das repetições

Nome do Autor: Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento
Nome do Orientador: Marilia Cecília Perez de Souza e Silva
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1995
Curso: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Linguística, Letras e Artes: Linguística e Letras
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: NASCIMENTO, Celina Aparecida Garcia de Souza. Da oralidade à escrita: a repetição em narrativas infantis na escola pública e particular. 1995. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1995.