Abec

Abec


     

Algumas implicações pedagógicas da epistemologia de piaget

Esta pesquisa é um estudo epistemológico de Piaget e o exame de laguns sistemas baseados nela. Examina-se a vida do pesquisador e a origem de suas idéias científicas. A autora analisa o ponto de vista de Piaget de que há uma relação entre a vida orgânica e a mental, bem como o paralelismo entre as estruturas matemáticas de Bourbaki e os modelos cognitivos piagetianos. O estudo dedicou-se ao entendimento da epistemologia interacionista à necessidade de compreender a estrutura do sujeito cognoscente e as estruturas do objeto cognoscível. Bouscou-se, também, justificar o uso da epistemologia genética na Pedagogia, desejando demostrar que uma prática pedagógica baseada nestes pincípios tem mais possibilidade de atingir os objetivos de desenvolvimento intelectual e moral. Finalmente, analisou-se algumas experiências educacionais que encontram justificativas nas teses de Piaget, como é o caso dos trabalhos de Papert e de kamii, bem como métodos educacionais que não estavam ligados diretamente com a obra de Piaget e, no entanto, ele considerava que continham idéias similares às suas.

Nome do Autor: MENDES, Elise Barbosa
Nome do Orientador: João Bosco da Mota Alves
Instituição: Universidade Federal de Uberlândia
Estado:
Ano Publicação: 1995
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência:

MENDES, Elise Barbosa. Algumas implicações pedagógicas da epistemologia de piaget. Uberlândia: PG em Educação, Centro de Ciências Humanas e Artes, Universidade Federal de Uberlândia, 1995. (Dissertação de Mestrado).